A SIMBOLOGIA DOS NÚMEROS
O sistema de numeração atual, erroneamente conhecido como números arábicos (porque na realidade foi criado na Índia), contém o único conjunto de símbolos compartilhado por quase todas as culturas do planeta. Curiosamente sua grafia tem uma origem bastante lógica.Os símbolos que representam os números na atualidade descendem do sistema Nagari. Este sistema era compreendido universalmente na Índia, no entanto a popularização do sistema numeral levou a que várias culturas o adaptassem como próprio. Inicialmente a simbologia Nagari para os números era um tanto quanto confusa. Observe no quadro abaixo que o número 1 se parecia com o número 9, o 4 era similar ao 8, o 5 era o 4. Deste modo, o sistema númérico evoluiu para uma forma lógica, na qual a quantidade representada seria assinalada pela quantidade de ângulos do símbolo (contem as bolinhas pretas de cada símbolo - é justamente a quantidade de ângulos que o mesmo possui). Como podem notar, este é o motivo real pelo qual se convencionou cortar o sete, não aquela história de segurança ou ainda aquela outra sobre os 10 Mandamentos. Com o tempo o sistema se popularizou tanto que já não fazia falta indicar com ângulos a quantidade, e o ocidente adotou os números góticos, que utilizamos hoje em dia, mais estilizados e arredondados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixHqH57QTPqYVXac3IIq0zPUv9f6suyCE4pe466-fu-XAt4nBPkfEu8cxHCGxXP_IrlGIz-UThAW6Wc-5ouS827vFq0E3iLBYXJ9BQlDmcGn6g1E-uNfnh4H3lvuPjSHcmbct5qfgD8_QE/s400/numeros.gif)
Vou postar também uma montagem com fotos para a música "Sampa", de Caetano Veloso. Não é um clipe, mas esta música me encanta, claro, porque quando se vive longe do país, sempre que ouvimos algo de nossa terra nos emocionamos. E, não por ser paulistaníssima, mas por ser brasileira e apreciadora de boas músicas, cá entre nós, esta música é simplesmente... arrebatadora, não?
Sampa, minha cidade. Meu anjo e meu demônio. Que se te deixo, quero logo voltar. E se contigo estou, quero tanto me afastar...
Sina triste e definitiva de uma paulistana crua de coracão e de alma mundana.
Ouvindo: "João e Maria", Chico Buarque de Holanda
Clique no link acima para OUVIR ou BAIXAR esta música
Nenhum comentário:
Postar um comentário