sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Coisa de japonês: Seagaia
Seagaia é uma combinação das palavras "Mar" (em inglês, sea) e "Terra (em grego, "gaia"). Ao pé da letra poderíamos traduzir como Terra das Águas, ou algo do gênero. Pois bem, pensem em uma praia onde o céu é sempre azul (não chove nunca), a água nunca é quente ou fria demais (está sempre em torno de 28 graus) e não contém sal nem poluição, a temperatura do ar é estritamente controlada sempre em torno dos 30 graus e o surf pode ser praticado quando você quiser (as ondas tem até 2m de altura, porém o nível do “mar” não sobe nem desce a cada 6 horas, como acontece em uma praia natural devido a maré. ESTE LOCAL EXISTE, seu nome é Seagiaa Ocean Dome e está situado em uma província de Kiyushu ilha ao sul do arquipélogo japonês). Figura no Livro do Recordes (Guinness Book) como sendo o maior parque aquático fechado do mundo, com seus 300m de comprimento por 100m de largura e 3 m de altura. Toda sua extensão comporta em seu pavimento interno superior cerca de 140m de areia branquinha (formada de pequenas pedras de cascalho) e mais 160m de piscinas, tobogãs gigantes, montanha-russa, vulcão e florestas artificiais. Entretanto, seu encanto encontra-se em seu teto retrátil, que se mantém aberto nos dias quentes e ensolarados e se fecha em dias chuvosos e frios.
Conta ainda com dois SFX Simulation Movies, onde aventuras idealizadas pelo mago do cinema George Lucas são projetadas numa tela de 70mm de alta definição a 60 frames por segundo (Soanning System). Os cinemas criam uma realidade virtual, onde os visitantes são os protagonistas da ação. O Ocean Dome possui ainda nos andares superiores uma vasta área de lazer que inclui 17 bares e restaurantes, 12 lojas e locais para recreação infantil, entre outros. Há espaço para 10.000 pessoas. A cada hora, o vulcão entra em “erupção” e sinaliza que é a hora do surf. Controlada por computadores, uma enorme máquina produz uma série de ondas de até 3,5 metros de altura. São necessárias 1800 toneladas de água para produzir uma onda para o surf.
Projetada pela Mitsubishi, esta construção, que já é considerada uma das maravilhas do mundo moderno (entre as quais estão o Empire State e os jardins de Versalhes), custou aos seus patrocinadores algo em torno de 2 bilhões de dólarese foi concluída em tempo recorde – um ano. Todavia, o que a torna realmente incrível aos olhos humanos é o fato de recriar em pleno Oceano Pacífico um paraíso tropical totalmente artificial.
Toda a extensão da areia, inclusive a submersa, compreende 6200m e é, na realidade, um carpete de polietileno todo entrelaçado e supermacio. Sua composição química inclui uma substância antiderrapante e uma pasta especial é acrescida em toda a orla marítima, permitindo uma rápida absorção do excesso de água e funciona como para-choques nas bordas do tanque principal.
Logo abaixo do carpete, milhares de camadas de flocos de resina, pedras brancas polidas e areia de mármore se intercalam, recriando a sensação que a areia de verdade causa nos pés. Entretanto, a textura deste solo está longe de cumprir o que se propõe, apesar de bastante confortável. Um sonho!
Ouvindo: "Cavaleiro Marginal", Beto Guedes
Clique no link acima para OUVIR ou BAIXAR esta música
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário